sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quais são as responsabilidades de um Adotante?



Ser pai ou mãe é muito mais do que ter um ser lindo e fofo para te fazer feliz. É ter uma grande responsabilidade pela vida, saúde e bem estar desse ser. Ser um adotante significa a mesma coisa. E compreender essa responsabilidade é o primeiro passo que se deve dar antes de adotar um animal.
O verdadeiro adotante ou tutor deve ser, em primeiro lugar, um grande protetor, dotado de sensibilidade bastante para compreender as necessidades físicas e emocionais de cada animal.
O segundo passo é procurar dentro de si, essa vocação de protetor. Se não encontrá-la, não é um adotante. A partir do momento em que adotamos um animal, partimos para uma atividade sensorial, com um ser que não fala através da voz. E sim através do olhar e de sinais, os quais, temos que estar muito atentos para compreender.
É bem claro que a responsabilidade do adotante ou tutor vai muito além de alimentar ou dar um teto ao animal. A responsabilidade estar em doa-ser um pouco a esse ser e notar que está lidando com uma vida, que os animais são inteligentes, carinhosos, amorosos e sensíveis e entendem sim tudo de bom e de mal que fazemos a eles, ou seja, não são brinquedos e não foram feitos para nos divertir, nos servir ou entreter nossas crianças. Nos protegem sim, por instinto, e os cães são grandes provas disso. Mas não devem fazer isso por imposição ou escravidão. E esse instinto de proteção surge de forma natural a partir do momento em que são respeitados e amados.
A Acãochego tem mais de 430 cachorrinhos em seu abrigo. Todos muito bem tratados, seja física ou emocionalmente. Por isso somos e seremos sempre firmes na escolha dos tutores de nossos queridos filhinhos, para estarmos sempre seguros de que os tiramos da rua para uma vida melhor, cheia de carinho e de todo amor que eles merecem.
Gostaríamos muito de que o número de adoção fosse bem maior do que é, mas prezaremos sempre pela adoção responsável.
Pense muito antes de adotar um animal. Quanto carinho e dedicação você está disposto a oferecer para ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário